Por Brenda Ortiz, g1 DF


Cães farejadores ajudam na fiscalização e controle de bagagem do Aeroporto de Brasília

Cães farejadores ajudam na fiscalização e controle de bagagem do Aeroporto de Brasília

Cães farejadores da Receita Federal, que atuam na fiscalização e no controle de bagagem no Aeroporto Internacional de Brasília, ajudaram a apreender mais de 200 quilos de drogas desde janeiro deste ano. Bruce e Roxy ajudam a descobrir entorpecentes nas bagagens despachadas, nas bagagens de mão e também nas encomendas que chegam pelos Correios.

LEIA TAMBÉM:

Cães farejadores Aeroporto de Brasília — Foto: Receita Federal/Divulgação

Somente no último sábado (14), os dois cães participaram da apreensão de 57 quilos de cocaína, que estavam em cinco malas. O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de rotina em um voo que vinha de Porto Velho (RO) para o Distrito Federal.

De acordo com o auditor fiscal da Receita Federal e chefe da sessão de controle de bagagem do Aeroporto JK, Barner Silva Marques, o número de apreensões de drogas vem crescendo "vertiginosamente" com o apoio dos dois cães.

"Já houve casos do narcoteste não identificar nenhum tipo de droga e, depois, o cão farejador insistir até nós olharmos e ser mesmo droga", conta Barner.

Bruce e Roxy

Cães farejadores Aeroporto de Brasília — Foto: Receita Federal/Divulgação

A cadela Roxy, que já tem 8 anos, está neste trabalho há mais tempo e, segundo o delegado adjunto da Receita Federal no aeroporto, Otávio Martins, ela já está prestes a se aposentar. Mas Roxy foi fundamental no aprendizado de Bruce, que tem 2 anos e chegou no final de 2021 ao terminal.

"Nós queremos montar uma terceira equipe, com mais um cão farejador, para poder substituir a Roxy, quando ela se aposentar", conta Martins.

Apreensões no Aeroporto JK, em Brasília

De janeiro até o último domingo (15), a Receita Federal apreendeu as seguintes quantidades de drogas no Aeroporto Juscelino Kubitschek:

  • 138,34 quilos de cocaína
  • 54,35 quilos de skunk
  • 100 g ramas de haxixe
  • 12,1 quilos de metanfetamina
  • 1,6 quilo de ecstasy
  • 30 frascos de cetamina
  • 319 unidades de anabolizantes
  • 25 frascos de botox

Segundo a Receita Federal, todas as apreensões tiveram a "participação ativa" dos cães farejadores. As drogas estavam tanto em em voos internacionais, como em voos domésticos e nas encomendas dos Correios.

Leia outras notícias da região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!