Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Contrabandômetro: serviço mede em tempo real volume de produtos recuperados no país

    Plataforma registra, em tempo real, volume aprendido em mercadorias legais e ilegais, além de dados de anos anteriores

    Reprodução/CNN

    Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business

    em São Paulo

    A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) anunciou a criação de uma nova plataforma que mede os números do contrabando no Brasil.

    Chamada “Contrabandômetro”, a ferramenta tem como objetivo divulgar à população o trabalho dos auditores fiscais no combate a crimes deste tipo.

    O usuário pode acessar as informações por meio do endereço contrabandometro.org.br, que reúne dados de recursos recuperados e mercadorias ilícitas apreendidas. É possível selecionar um período específico pesquisa.

    Somente em 2020, por exemplo, a Unafisco informa que foram aprendidos quase R$ 20 bilhões em mercadorias legais e ilegais, com destaque para cigarros e cocaína. Só neste ano, até esta terça-feira (12), o volume chega a R$ 8,7 bilhões —com medição em tempo real.

    A plataforma também tem infográficos que trazem o raio X do combate ao crime no Brasil, explica como funciona o trabalho de auditores fiscais e as tecnologias que são usadas para combater a prática.

    “O trabalho desenvolvido pela Receita Federal nessa área busca devolver ao Estado Brasileiro a arrecadação, sonegada no fluxo internacional de mercadorias, bem como proteger o desenvolvimento nacional, com ampla geração de empregos e diminuição das desigualdades —contribuindo para a proteção da segurança pública”, afirmou a Unafisco.

    A associação destaca a importância de investimentos em tecnologias que permitam o controle abrangente das fronteiras, como drones e equipamentos com inteligência artificial de reconhecimento de produtos ou falsificações de dados cibernéticos.

    “Sem investimento em capital humano e em tecnologia, toda a sociedade perde, principalmente o parque industrial brasileiro”, disse Mauro Silva, presidente da entidade.